- Escrito por Super User
Já falamos muito aqui no blog sobre as vantagens de ter uma loja virtual. O mundo do e-commerce é promissor, qualquer empresa pode ingressar nele, mas somente colocar uma loja virtual no ar não garante bons resultados.
Assim como uma loja física, não dá para montar um negócio do nada por conta própria. Existe toda uma logística por trás de uma compra simples na internet que nem todo mundo consegue ver. É preciso ter fornecedores para determinadas tarefas, por isso separamos alguns que são essenciais para a sua loja virtual:
ERP: Pra quem não conhece a sigla, ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning. Ele é um sistema que integra todos os dados e processos da sua loja virtual em um único lugar. Através dele, você tem controle da parte financeira, emissão de notas fiscais, produtos em estoque, entre outros. Ou seja, você precisa desse sistema na sua loja virtual.
Sistema Antifraude: Até hoje a internet é vista como sinônimo de insegurança. Muito se fala do medo que muitos consumidores ainda têm em fazer compras online, mas poucos sabem que donos de e-commerce também sofrem com fraudes. Com o sistema antifraude você pode verificar informações dos compradores e as transações podendo evitar estornos e prejuízos.
Distribuição: Na maioria das vezes, o funcionamento deste ponto faz toda diferença para o cliente. Lojas que demoram a fazer suas entregas costumam perder clientes antigos ou não ganhar novos. Muitos optam pelos Correios, que possui um sistema próprio pra quem possui loja virtual, mas às vezes uma distribuidora também pode ser a boa solução, já que você pode evitar greves e possíveis atrasos.
Agência de marketing digital: Claro que não pode faltar esse item na sua loja. Afinal, quem vai trabalhar o processo de marketing digital, assim como ações, promoções e divulgações, com você? Não deixe esse trabalho para o seu sobrinho, pois o barato pode sair caro. Então faça uma pesquisa e escolha uma boa agência de marketing digital para isso. Vale lembrar que seu site por si só não gera o retorno esperado.
Claro que ainda existem outros fornecedores que sua loja virtual pode (ou deve) ter. O importante é ter em mente que tem que se pensar em cada processo do seu e-commerce detalhadamente para que a pessoa mais importante do seu negócio fique satisfeita: seu cliente.
VICTOR RÉGIS
SOCIAL MEDIA
Estudante de Publicidade e Propaganda, gerador de conteúdo para Facebook de empresas e ONGs, como TM Engenharia, Recanto Psicopedagógico, Pousada dos Capuchinhos, entre outros. Pesquisador constante de e-commerce e marketing digital. Fã de filmes, séries e boa música.